7 Dicas de Multitasking

7 Dicas de Multitasking

Essa vida moderna das mulheres… A moda agora é multitasking.

O multitasking – termo emprestado do inglês para se referir a “fazer várias coisas ao mesmo tempo” – é muito usado por mulheres trabalhadoras. Isso porque essa característica é necessária em nossas vidas: trabalho, casa, filhos, marido, looks do dia, academia… Precisamos estar sempre muito organizadas e com o tempo contado, pois fazemos muitas coisas ao mesmo tempo.

A Harper’s Bazaar de março publicou uma matéria com Paula Raia – estilista de marca homônima – onde ela conta um pouco sobre sua rotina e sua incrível habilidade de multitasking. Li a matéria e me identifiquei com algumas coisas, outras tomei para mim como “conselhos de amiga” para seguir daqui para frente. Todo mundo sabe que faço mil coisas ao mesmo tempo e tenho a agenda sempre lotada, então essa lista com dicas que fiz aqui são um mix: coisas que eu faço, coisas que eu li na matéria da HB, coisas que eu sei que preciso melhorar… Vamos conferir?

Tenha sua programação agendada. Saber o que vai fazer já  é um ótimo começo. Existem aplicativos nque utilizam cloud computing para sincronizar os eventos na sua agenda, assim você consegue agendar os compromissos no computador e vê-los no celular, e vice -versa. Uso o iCal (ferramenta nativa da Apple), mas o Google Agenda é excelente e super funcional.

Disciplina. Tenha sempre em mente sua lista de afazeres e atente-se à ela. No escritório, sempre aparecem coisas urgentes, que “precisam” ser resolvidas naquele momento – esse tipo de emergência é péssimo para a minha produtividade, e pode estar afetando a sua também. Aprenda a dizer “assim que eu acabar aqui, vejo isso” – se não, você acaba por fazer várias coisas pela metade, e nem sempre com a qualidade que você (e os outros) esperam. Respeite também o tempo designado para cada atividade, para não atropelar a seguinte.

Largue o celular. Não é novidade que o celular (redes sociais, instagram, facebook) acaba com a nossa produtividade. Deixá-lo no modo “não perturbe” pode ser uma boa para quem se inquieta com o barulho do vibra, evitando que você pare uma atividade para ler as mensagens. É um péssimo hábito que eu tenho – e a justificativa de “porque sou blogueira” não serve: meu trabalho em horário comercial não é esse, então eu acabo me dispersando muito fácil.

Alimente-se corretamente. Comer de 3 em 3h é fundamental para manter seu rendimento ao longo do dia – pequenas refeições te dão energia para fazer todas as suas atividades, e em muitos casos, aquele cafézinho do meio da manhã com uma fruta pode servir para oxigenar seu cérebro e refrescar suas ideias. Beber 2L de água por dia também é essencial para manter em alta o seu metabolismo, evitando o sono e cansaço. A Ale Cortat sempre publica em seu instagram dicas de alimentação saudável!

Durma direito. Tem gente que precisa dormir 8h, tem gente que se dá bem com 6h (meu caso), mas sempre mantenha seu sono regular – tanto para recuperar o corpo, como a mente. Eu, por exemplo, morro de dor de cabeça se durmo mal. Muita gente fica de mau humor, ou sente fraqueza no corpo. Atentar-se para os horários de descanso é fundamental para ter o máximo de rendimento no dia seguinte.

Se cobre menos. Eu tenho um senso de auto cobrança muito grande… Muita gente, assim como eu, não consegue simplesmente parar até que se resolva um problema – e em muitos casos esse problema não vai se resolver na hora. Não fique se estressando, chorando eu – isso dá rugas, dor de estômago e de cabeça, além de acabar com seu plano de multitasking – pois você ficará estressada e perderá o foco! Exercícios de meditação e yoga podem ser muito úteis para você.

Aprenda a desapegar. Pare, respire fundo 10 vezes, se pergunte se o problema pode realmente ser resolvido agora e o que está ao seu alcance para que isso aconteça. Se as respostas forem “não e nada”, deixe para tratar disso depois. Se ninguém vai morrer, deixe para tratar disso depois. Se você não corre o risco de ser advertida ou demitida, deixe para tratar disso depois. Em muitos casos, só o tempo pode resolver uma determinada situação. Se é alguma coisa cuja ação não depende de você, porque você está tomando o problema para si – tomando mais do seu precioso tempo?

Muitas dessas coisas são dicas minhas, pessoais. E coisas que eu aprendi antes de me mudar (temporariamente) para Belém. Espero que essas dicas de multitasking tenham ajudado vocês, pois me ajudam muito!

Beijos, C.

Leave a Comment