5 dicas de cultura/convivência com os gringos

Dicas de cultura/convivência na gringa

Viajar a trabalho é super legal, e meu tempo em Belém me ensinou muita coisa – a mais importante é que devemos conhecer bem a cultura local e tentar ao máximo nos adaptar aos costumes de quem nos recebe. Viajar para outro país também tem um impacto cultural bem grande, porque além do idioma, que pode mudar, as pessoas encaram a vida de outro jeito e é nossa obrigação respeitar quem nos recebe.

Saber falar o idioma é meio caminho andado – eu fiz um vídeo comentando algumas palavrinhas em inglês que os brazucas costumam escorregar na gringa. Maaaaas, como estamos falando de cultura e eu sou uma pessoa muito sem noção, o pessoal da High Point fez uma listinha marota de gafes culturais que as pessoas costumam cometer quando viajam.

Como eu adoro uma lista, fiz um guia de como se comportar na gringa – válido para viagens de trabalho e lazer. Check it out:

  1. FILAS: brasileiro é um povo chegado numa fila. Na gringa, é muito comum evitar filas e esperar o embarque e desembarque para o momento em que você é chamado (membro VIP de cia aérea e prioridades legais, grupos 1, 2 e 3 – na ordem)
  2. PONTUALIDADE: britânicos são muito, muito, muito pontuais – evite se atrasar, ainda mais se você vai para reuniões no seu próprio hotel. Pega mal hein gente, e eles não perdoam.
  3. VESTUÁRIO: peça a ajuda de seus amigos gringos para saber como se vestir para seus compromissos. Brasileiros, pela cultura do país e pelo clima (que influencia muito), tendem a ser mais informais no quesito #looknotrabalho. Pergunte sobre casual day, vestimentas para jantares e reuniões.
  4. GORJETA: americanos têm o costume de dar gorjeta – se você não dá a famosa tip, os garçons interpretam que você não gostou do serviço e muitas vezes ficam ofendidos. Para um bom serviço, a gorjeta varia entre 15 e 20% e não está embutida na conta (mas pode ser paga com cartão).
  5. PALAVRAS MÁGICAS: nunca se esqueça das lindas “por favor”, “obrigado”, “bom dia/tarde/noite”, “até breve”. Seja em inglês ou português!

A High Point, além de ensinar inglês, ajuda você a entender a cultura e costumes locais – quando eu estudei lá (faz tempo hein galera, mas eu aprendi direitinho), fiz vários trabalhinhos e apresentações que me ajudaram muito quando eu viajei para os EUA. As atividades são bem dinâmicas e ajudam a memorizar a matéria mais fácil.

E pra mostrar pra vocês que eles querem mesmo te dar essa mãozinha na gringa, fizemos uma promo bem legal: a matrícula é 0800 pra quem apresentar esse post em qualquer uma das unidades!

Unidade Assunção: R. Léon, 03 – São Bernardo do Campo – Tel. (11) 4351-5788

Unidade Jd. Do Mar: Av. redenção, 459 – São Bernardo do Campo – Tel. (11) 4330-6011

Unidade Centro: R. Américo Margonari, 88 – São Bernardo do Campo – Tel. (11) 4121-7075

Alguém aí já pagou mico de cultura na gringa? Me contem aqui nos comentários!

Beijos, C.

Este post é um publipost, pago pela assessoria da marca.

Leave a Comment